Em Administradoras de Condomínios

inadimplência em condomíniosVocê já ouviu falar ou sabe o que é inadimplência em condomínios? O substantivo significa descumprimento de uma obrigação, que pode ser financeira ou contratual. Ou seja, se você, por exemplo, faltar com alguma responsabilidade fiscal, seja ela recorrente ou não, você será classificado como inadimplente.

A ação, contudo, não configura crime. O não pagamento é um simples descumprimento administrativo que pode ser negociado e corrigido entre as partes. É diferente, por exemplo, da sonegação, que é a omissão ou indicação de falsos dados contábeis. Neste caso, sim, há crime.

Entendidos esses conceitos, nós lhe perguntamos: é possível manter a inadimplência em condomínios longe? A resposta é “sim”. Porém, é necessário levar em consideração alguns pontos importantes e eles valem tanto para a administração do condomínio quanto para os moradores.

Análise responsável

A primeira indagação que você deve se fazer, antes de tudo, é: posso me comprometer? Se você quer morar num imóvel em condomínio, faça uma pesquisa de mercado e confira com suas economias. Se o resultado for positivo, vá em frente. Se você possui vontade de habitar em um imóvel assim e as contas não ficam no vermelho, ótimo.

Organização é a chave

Para conseguir fechar o orçamento e não ficar devendo, organize-se. Crie uma planilha de gastos e a preencha sempre que houver movimentação financeira (entrada e saída). Dessa forma, você consegue medir a quantidade de dinheiro que tem e quanto precisa ou precisará para deixar tudo em dia.

Disciplina constante

Após organizar seus gastos, é preciso ter disciplina para não sair do plano. E, acredite, nós sabemos como é fácil se deixar levar por impulsos e oportunidades que parecem imperdíveis. O problema é que as obrigações financeiras não entendem isso e continuarão chegando, quer gostemos ou não. Por isso, controle-se.

Algo a mais sobre inadimplência em condomínios

Se você gerencia um condomínio e precisa de auxílio com tudo isso, temos mais uma dica: Vox Condomínios. Dentre suas muitas funções, a administradora também é responsável por controlar toda a área financeira do imóvel, afastando a inadimplência e mantendo os riscos de endividamento no nível mais baixo possível.

A Vox assume a responsabilidade pela cobrança aos moradores. Realizamos ações de forma amigável, por meio de avisos prévios que vêm em forma de e-mails, telefonemas, mensagens e cartas. A cobrança judicial sempre é nosso último recurso.

Conheça-nos!

Posts recentes