Em Condomínios

Contabilidade do Condomínio é Obrigatória - Vox Administradora de CondomíniosÉ necessário manter a contabilidade do condomínio em dia? Essa é uma pergunta frequente. Muitos síndicos desconhecem, outros costumam ter calafrios na hora da contabilidade do condomínio.

Fato é que a área contábil é uma das questões fundamentais na administração e a Vox administradora de condomínios pode lhe auxiliar. Por ser um assunto um tanto quanto complexo, muitos síndicos não sabem muito bem como proceder nessa área.

Pensando nisso, nós da Vox Administradora de Condomínios preparamos esse artigo sobre contabilidade de condomínio. Você aprenderá sobre como manter a contabilidade do condomínio organizada e quem é o responsável pela contabilidade. Vamos lá?

Quem é o responsável pela contabilidade do condomínio?

Essa é uma dúvida recorrente sobre esse tema: quem é o responsável pela contabilidade de condomínio?  O Art. 1348, inciso VIII do Código Civil brasileiro determina que:

Art. 1.348. Compete ao síndico:

VIII – prestar contas à assembleia, anualmente e quando exigidas;

Logo, a responsabilidade sobre a contabilidade do condomínio não é de ninguém menos do que do próprio síndico. Mesmo que seja contratado o serviço de uma administradora de condomínios, de um escritório de contabilidade ou contador autônomo, ainda será o síndico o responsável final pela contabilidade de condomínio.

É obrigatório que a administração de condomínios possua um contador?

Legalmente, não é obrigatória a contratação de um contador habilitado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC) da região para realizar a administração condominial. Segundo o Código Civil, não existe nenhuma norma legislativa ou contábil que obrigue especificamente a contratação profissional de um serviço de contabilidade dentro de condomínios.

E, de acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, ainda não há uma normatização própria para a contabilidade dos condomínios.

Quem é penalizado se comprovada fraude contábil?

É importante relembrar que o síndico é considerado o representante oficial do condomínio perante a lei. Isso significa que ele pode ser penalizado por problemas que aconteçam, inclusive na parte de contabilidade do condomínio. Dependendo da situação, pode ocorrer a destituição do síndico, além de processos civis e criminais. Infelizmente, são comuns processos contra o síndico por causa de fraudes, desvio de dinheiro e superfaturamento de obras. Exatamente por isso é aconselhável que o síndico esteja à parte das contas do condomínio seja sempre transparente, ético e respeite às normas.

Com administradora de condomínios, você tem mais clareza.

Embora não seja obrigatória por lei, ela é a essência do condomínio, pois nela ficam os registros de todos os atos e fatos. Se as documentações estão adequadas e as transações dentro dos objetivos os frutos da boa administradora de condomínios ficam evidentes, já que a contabilidade pode ser realizada pela administradora de condomínios.

A contabilidade do condomínio juntamente com os devidos demonstrativos contábeis, auxilia os síndicos na elaboração orçamentária, da mesma forma que auxilia os moradores a perceberem administradores relapsos e desleixados.

O que uma administradora de condomínios pode fazer pelo seu patrimônio?

  • Balancete financeiro mensal com relatórios analíticos das receitas e despesas;
  • Conciliação bancária;
  • Rateio das despesas mensais e emissão e envio de boletos online;
  • 2ª via de boleto de quota condominial atualizada disponível no site;
  • Apurar e emitir Guias de Recolhimento de INSS, FGTS, ISS, DARF do IRRF, DARF do PIS s/ folha de pagamento;
  • Registro de obrigações trabalhistas: registro de empregado em livro próprio (admissão e demissão), rescisão de contrato de trabalho; atualização da Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS;
  • Controle de vencimentos, agendamentos e pagamentos de contas;
  • Controle do saldo do fundo de reserva;
  • Auxilio a criação dos fundos: obras / férias e 13º salário / rescisão / caixa;
  • Abertura de conta bancária individual;
  • Previsão orçamentária anual;
  • Pasta de Prestação de Contas mensal.

Quer acertar em cheio na escolha de uma administradora de condomínios? A Vox é especializada em condomínios e tem o plano perfeito para atender você e auxiliar na contabilidade do condomínio. Entre em contato conosco para solicitar uma proposta personalizada!

Posts recomendados
Paste your AdWords Remarketing code here Antena Coletiva em Condomínios - Baixo Custo e Qualidade de ImagemCorrespondência no Condomínio - Vox Condomínios