Em Dicas

comunicação-no-condominio

Comunicar-se com qualidade é fundamental. Quem mora em condomínio sabe o quanto a desinformação atrapalha a convivência em comunidade. Tarefa que aparentemente parece simples pode trazer vários problemas de gestão e convívio. Quando alguém assume a função de síndico de um condomínio, percebe a importância da comunicação no condomínio. Na posição de morador, essa comunicação condominial é fundamental, pois envolve um de seus maiores bens: a sua casa. Por isso, melhorar a comunicação no condomínio deve estar entre as prioridades do síndico.

Quem mora em condomínio sabe o quanto são comuns problemas de convivência e queixas sobre o desconhecimento de alguma mudança ou a interrupção de algum serviço. Basta uma informação desencontrada para que surja um distúrbio e uma briga entre moradores.

Uma comunicação condominial eficiente e acessível é essencial para conscientizar moradores, melhorar a segurança e obter uma convivência mais harmoniosa entre síndico, moradores e administradora. Por isso, melhorar o relacionamento entre todas as partes do condomínio deve estar entre as prioridades do síndico. A comunicação no condomínio deve ser tratada com cuidado e exige certo investimento para funcionar de maneira adequada, como em grandes empresas.

Hoje, principalmente com as novas tecnologias, há inúmeras formas de conseguir uma comunicação no condomínio e falar com os moradores de um jeito rápido e interessante. Veja algumas ideias para ter sucesso na comunicação no condominial, e lembre-se de que é possível usar mais de uma forma para atingir todos os moradores.

Como melhorar a comunicação no condomínio:

Dica 1: Utilize aplicativos de mensagem por celular e e-mail

Com tanta tecnologia disponível hoje em dia, continuar tendo problemas de comunicação no condomínio é um contrassenso. Aplicativos de mensagens pelo celular (como o WhatsApp) permitem criar grupos ou ter uma comunicação condominial de forma particular com outros condomínios. Este é um bom meio para falar com todos os moradores de forma instantânea, agilizar as demandas e propor soluções. Mas é preciso estabelecer pautas e regras, pois às vezes falta o bom senso por parte de alguns moradores e os assuntos podem fugir da real intenção do grupo.

Dica 2: Instale quadro de avisos e comunicados nos elevadores

O quadro de avisos é um dos mais antigos e importantes canais de comunicação condominial. Deve ser fixado em local de maior acesso e passagem dos moradores, e deve ser usado para informações gerais do prédio, sempre de forma clara e objetiva. Manter o quadro sempre atualizado e organizado para que os condôminos tenham mais interesse. Em alguns condomínios, vale optar também por colocar os recados mais importantes e urgentes nos elevadores para a melhor comunicação no condomínio.

Dica 3: Realize reuniões ou assembleias regulares para melhor comunicação condominial

Assembleias ordinárias, além de obrigatórias nos condomínios, é uma ótima oportunidade de melhorar a comunicação condominial e convidar os moradores para participarem mais ativamente dos assuntos e da realidade do condomínio. Podem ser realizadas, ainda, assembleias extraordinárias, com periodicidade definida para não acumular muitas pautas e delongar as reuniões. Organização também é imprescindível para que os moradores enxerguem como produtivas esses encontros.

Dica 4: Envie comunicados impressos, cartas e circulares

Sabe a famosa e até mesmo temida “rádio peão”? Pois é… esse tipo de comunicação condominial nunca foi das melhores, mas ainda é uma realidade em condomínios! Por isso, para evitar esse tipo de situação, é essencial elaborar comunicados eficientes para os moradores! É possível enviar comunicados pela caixa de correio ou usar de meio mais formal e oficial, em que cada morador ao receber a circular deve assinar no livro-protocolo. Mas apenas para casos de documentação ou assunto importante que requer registro para confirmação de leitura.

Dica 5: Crie o Livro do síndico ou de ocorrências para melhorar a comunicação condominial:

É muito importante ter um livro de reclamações e sugestões onde todos os moradores tenham livre acesso. O objetivo é que cada um registre suas queixas e outras informações pertinentes para a comunicação no condomínio.

O síndico deve fazer uma leitura periódica do livro, de onde pode tirar ideias para mudanças e pautas para futuras reuniões. Nenhuma reclamação ou comunicação no condomínio deve ser ignorada. Todos os moradores também devem ser respondidos, mesmo que não seja possível atender sua demanda ou tomar uma providência de forma imediata. A Vox sabe o quanto uma comunicação condominial eficiente faz a diferença no bom convívio e traz harmonia na vida em comunidade.

Agora que você esta por dentro sobre as ferramentas e a importância de uma boa comunicação no condomínio, acesse mais dicas em nosso blog.

O que achou de nossa matéria sobre comunicação condominial? Deixe seu comentário.

Posts recentes
Paste your AdWords Remarketing code here segurança-em-condominios-vox-administração-de-condomínios-curitiba-londrina