Em Sem categoria

eleições para síndicoAs eleições para síndico são um dos momentos mais importantes para um condomínio. Afinal, a pessoa eleita estará, pelos próximos dois anos, a frente de todas as decisões estratégicas referentes à organização e conservação do lugar onde você mora.

Não é todo mundo que consegue ser síndico. Afinal, esse papel exige que a pessoa tenha algumas competências e qualificações como: organização, proatividade, habilidade para lidar com conflitos, conhecimento em gestão e nas leis e também um bocado de paciência e resiliência.

Quem pode concorrer às eleições?

O Código Civil, em seu artigo 1.347, diz que qualquer condômino poderá se pleitear o cargo de síndico, desde que esteja em dia com o pagamento dos taxas condomínio. Caso contrário ele não poderá participar nem da votação. Também é possível que o síndico não seja morador, como acontece com os síndicos profissionais, que são contratados apenas para exercer essa função. E vale lembrar que só proprietários podem votar, inquilinos só podem fazer se tiverem uma procuração do proprietário.

Como preparar uma eleição para síndico?

Se você se programar bem e fazer tudo com tranquilidade, essa não é uma tarefa muito difícil. E mais simples que resolver um problema de infiltração em algum apartamento. Para te ajudar com a organização da eleição, a Vox Condomínios vai te dar algumas dicas. Olha só.

Faça informativos

É fundamental que você informe o evento com antecedência. Então, a primeira coisa a se fazer é convocar uma assembleia 30 dias antes da votação para explicar a todos os moradores sobre a eleição e sobre como são as regras. Depois, fixe cartazes nas áreas comuns falando sobre as eleições informando data, hora e local.

Definição dos candidatos

A última assembleia antes da votação também serve para que os candidatos sejam definidos. Nesse dia, os moradores devem manifestar sua vontade em participar e combinar a entrega da documentação exigida para concorrer. Assim é garantida uma eleição para síndico justa, sem contestação dos resultados.

Dia da eleição

Para a eleição, é necessário convocar uma assembleia de maneira exclusiva. Nesse dia, tudo deve ser anotado na ata e os candidatos devem ter um tempo predefinido para expor suas ideias e propostas para apreciação de todos. Assim, fica mais fácil para os moradores escolherem o candidato que julgarem mais preparado.

Posts recentes
Paste your AdWords Remarketing code here o que é art