Em Vizinhos

Como conviver em paz com seus vizinhos?Um condomínio faz com que aconteça um evento muito interessante, diversas famílias convivendo muito próximas umas das outras e muitas vezes dividindo os mesmos espaços (garagem, corredores, elevadores, academia etc.). E nem sempre é fácil viver em comunidade. Cada pessoa tem suas próprias ideias, seus próprios entendimentos sobre cada assunto e sua maneira particular de fazer as coisas.

Por isso, é muito importante que todos estejam dispostos a fazer desta convivência, a mais tranquila e agradável possível. Mesmo que às vezes, inevitavelmente, aconteçam algumas discordâncias. Mas existe alguma coisa que você possa fazer para ajudar nesta boa convivência? É claro que existe e a Vox Administradora de Condomínios vai te dar algumas dicas sobre o assunto. E se você é síndico, que tal imprimir e apresentar essas dicas para os moradores nos elevadores ou murais?

Simpatia não custa nada e faz a diferença

Algumas coisas simples (e até prazerosas) estão se perdendo na cultura dos condomínios. Cumprimentar as pessoas nos corredores, dar um sorriso e um bom dia sincero no elevador. Perguntar se a pessoa precisa de ajuda com as compras, segurar por alguns segundos a porta do elevador são atitudes muito simples e que mudam radicalmente o “astral” do condomínio, fazendo tudo ficar mais agradável.

Atenção às normas

Como você deve saber, cada condomínio tem uma convenção e um regimento interno informando quais são as normas que precisam ser respeitadas para que todos possam conviver melhor em comunidade. Se você nunca leu ou nem lembra mais dessas normas, agora pode ser um bom momento para retomá-las. Talvez esteja aí a raiz de todos os males. Leia com atenção e veja se você não está cometendo, sem saber, nenhum deslize.

É importante saber que nestas horas, não é só uma questão de bom senso. A questão aqui é seguir o que está determinado nestes documentos. Mesmo que você ache injusto, complicado, inapropriado ou tenha uma opinião diferente do que consta neles. A regra que vale e deve ser seguida são aquelas estabelecidas na Convenção e no Regimento do Condomínio.

Conheça os novos moradores

Quando você perceber uma mudança ou souber que uma nova família ou morador chegou ao condomínio, espere alguns dias até ele se instalar e vá até a casa dele para se apresentar, dar as boas vindas e se pôr à disposição caso ele precise de alguma ajuda neste momento de transição. E nem precisa levar uma torta, como nos filmes americanos. Essa atitude de se apresentar faz o novo morador sentir-se acolhido e cria um respeito mútuo entre as partes.

Barulho

Não é porque ainda está no horário permitido, que se pode fazer o barulho que quiser. Com relação às crianças, o ideal é limitar o horário para brincadeiras dentro do apartamento. Usar tapete emborrachado nos quartos das crianças, carpetes e tapetes ajuda a evitar a propagação do som para outras unidades. Também, deixe para usar a furadeira apenas em horários que você saiba que não vai acordar ninguém, como no final de semana por exemplo.

Piscina

Não utilize equipamentos de som, afinal será que todos tem o mesmo gosto musical que você? Nem pule na piscina com protetor solar e sempre tome uma ducha antes do mergulho.

Garagem

De preferência, não buzine. Ao entrar, use luzes baixas, além de respeitar as vagas. Não use sua vaga como depósito, afinal, mesmo que ela lhe pertença não significa que você pode colocar nela o que bem entender. Trafegue em baixa velocidade.

Para que a harmonia e segurança reinem é necessário ter uma convenção bem discutida. Nela existe um acordo para que o espaço comum entre os moradores seja bem utilizado e lá está registrado a vontade da maioria que deve ser obedecida por todos os condôminos e ter a fiscalização do síndico sempre.

As regras mais simples de convivência são o respeito e a cidadania que devem vir sempre em primeiro lugar. Empatia é um quesito básico para vizinhos. Não faça com as pessoas o que não gostaria que fizessem com você. E se precisar, ligue para a Vox Administradora de Condomínios que podemos ajudá-lo.

Posts recentes
Paste your AdWords Remarketing code here Vizinhos em conflito no condomínio - Como resolver - Vox Administradora