Em Condomínios, Dicas, Vizinhos

Vizinhos em conflito no condomínio - Como resolver - Vox AdministradoraUma das reclamações recorrentes que a Vox administração de Condomínios em Curitiba escuta frequentemente é em relação a conflitos entre vizinhos.

Você já deve ter ouvido alguma dessas frases:

“Sr. Síndico, favor tomar providências quanto ao barulho dos meus vizinhos de cima, pois são duas da manhã!”;

“Sr. Síndico, a minha vizinha anda com um salto alto no piso, o que faz o barulho ecoar por toda a minha casa…”;

“Sr. Síndico, meu vizinho de cima fuma e usa a janela como cinzeiro…”

“Sr. Síndico, entrarei em contato com a Administração de Condomínios que nos atende para relatar que os vizinhos não limparam as fezes do cachorro na garagem (leia mais em Animais em Condomínio, como funciona?)”.

Reclamações como essas têm sido constantes em condomínios, afinal muitos condôminos esquecem de que vivem em coletividade; mas a principal pergunta é: Como resolver esses conflitos?

Segundo o jornal Gazeta do Povo, a existência de regras claras na administração de condomínios atenuam conflitos entre condôminos.

Abaixo seguem algumas dicas para a boa administração de condomínios entre vizinhos:

Regimento interno do condomínio e legislação vigente

Toda boa administração de condomínios deve ter um regimento interno atualizado, pois ele expressa a opinião da maioria dos condôminos em um documento adequado a sua realidade. Assim, na hora em que houver algum conflito entre os vizinhos, o síndico poderá se pautar.

É necessário lembrar que há assuntos já estabelecidos em lei. Por isso, as regras constantes no regimento interno precisam estar de acordo com a Constituição.

Equipamentos de monitoramento

Em muitos casos, todos os moradores sabem “quem foi o responsável ou o autor” por este ou aquele ato. Porém, se não houver provas, não haverá possibilidades de tomar as medidas corretivas e punitivas contra os vizinhos acusado. Esse é o porquê muitos síndicos têm instalado câmeras distribuídas, ao longo do espaço, para monitorar e coibir atitudes reprovadas pelo condomínio.

Livro de ocorrências

É importante o síndico e a administração do condomínio em conjunto adotarem esse livro, visto que é necessário sempre buscar a impessoalidade como mediador de conflitos. Quando houver contestações provenientes da parte “autora”, que poderá procurá-lo tanto para fazer acusações e/ou solicitações, o síndico terá subsídios descritos no livro para fazer a confirmação da ocorrência.

Outro fator importante é que todas as ocorrências ficam registradas, de modo que, futuramente, possam ser usadas como ferramenta para se realizar uma “campanha de conscientização entre os vizinhos”.

A Vox Administração de Condomínios em Curitiba e Londrina oferece um serviço completo para a administração de condomínios. Entre em contato com a gente. Será um prazer podermos ouvi-lo para ajudar na mediação de conflitos existentes entre vizinhos do seu condomínio. Assim você conhece mais sobre o nosso trabalho!

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