Em Sem categoria

Embora seja bastante comum, a antena coletiva em condomínios ainda é um assunto que gera muitas dúvidas entre condôminos e síndicos, mas nós da Vox administradora de condomínios iremos te explicar! Com a antena coletiva em condomínios todos os apartamentos do edifício podem receber o sinal de canais abertos, tanto VHF como UHF. É necessário instalar apenas uma antena no topo do edifício e a partir dela passar um cabeamento que distribuirá o sinal individualmente para cada apartamento. Essa é uma opção para quem deseja assistir TV com a imagem de boa qualidade sem a arcar com custos de mensalidades para empresas de TVs por assinatura ou gastar com aluguel de equipamentos.

 

Muitos condomínios, porém, ainda possuem antenas que recebem apenas o sinal analógico. O sinal analógico já está sendo desligado em algumas regiões, portanto, fique atento e realize a troca o quanto antes. A maior vantagem da antena coletiva em condomínios, é que além de poder levar o sinal digital para todo o condomínio, é a manutenção mais barata, uma vez que os custos podem ser rateados entre os apartamentos. Outro aspecto positivo é a redução da quantidade de fios e cabos a serem passados nos dutos. Também, com a instalação coletiva, será ocupado menos espaço no topo do prédio (alguns telhados, inclusive, não tem espaço para abrigar uma antena por apartamento – nestes casos, se torna essencial.)

 

A instalação da antena coletiva em condomínios é feita seguindo os dutos pré-instalados na estrutura do prédio ou ainda através dos shafts por onde o cabeamento também pode ser passado. É necessário ter uma tubulação específica para a instalação porque os cabos vão se deteriorando com o tempo e a qualidade do sinal pode ser afetada.  Além disso, é ideal instalar amplificadores para melhorar a recepção do sinal.

 

Quanto à realização do serviço é importante contratar uma empresa idônea e que seja especializada no assunto. Não é recomendado fazer a instalação usando funcionários do condomínio. Normalmente a administradora de condomínio pode realizar 03 orçamentos buscando encontrar um fornecedor adequado.

 

Dicas para instalação da antena coletiva em condomínios:

  • a administradora de condomínios deve certificar-se da idoneidade da empresa que prestará o serviço,
    além de verificar o tempo de garantia dos serviços;
  • Confira o contrato de prestação de serviços. Deve ser claro, objetivo e de acordo com o que foi combinado com a administradora de condomínios;
  • Use a internet para buscar informações sobre a empresa fornecedora da antena coletiva em condomínios.
  • A fixação da antena deve ser excelente. Caso comece a se movimentar em virtude de ventos mais fortes, a qualidade do sinal nos apartamentos pode ser afetada;
  • Se o material utilizado na instalação não for de boa qualidade, em menos de seis
    meses começarão a aparecer os primeiros problemas. O mais comum é que os apartamentos mais baixos, que estão mais distantes do ponto de instalação da antena, tenham dificuldades para captar o sinal.

 

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) determinou que o prazo final de desligamento em todo o país será em 31 de dezembro de 2023. A transição está sendo feita de maneira gradual, de acordo com o prazo de mudança em cada região.

 

Agora que você esta por dentro sobre antena coletiva em condomínios, acesse mais dicas em nosso blog!

Conte com a Vox Administradora de Condomínios para ajudar você em como ser um líder eficiente e ter uma gestão condominial eficiente e produtiva. Conheça todos os serviços que podemos oferecer. Também não deixe de dar um like em nossa página do Facebook.

Posts recentes
Paste your AdWords Remarketing code here