Em Síndico

zelador-de-condominio

Muitos síndicos perguntam com frequência para a Administração de Condomínios quais são de fato as atividades que um zelador de condomínio pode executar em seu dia a dia de trabalho.

Segundo o dicionário, a definição da palavra zelador é a pessoa “encarregada de vigiar ou fiscalizar algum serviço”. Também definido como “líder, chefe de grupo”. Mas para saber mesmo quais os trabalhos que a função de zelador pode realizar, é necessário consultar o código de ocupação brasileira – CBO. A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é uma norma de classificação numerativa e descritiva de atividades econômicas e profissionais determinada pela Comissão Nacional de Classificação para o uso de órgãos governamentais. Sendo assim, não é o síndico, o contador, a administração de condomínios ou o morador que vão definir e dizer quais atividades que o zelador pode e é capaz ou não de realizar. É preciso consultar a legislação!

CBO 5141-20 – Zelador de Condomínio, braço direito do síndico para uma boa administração de condomínio

O zelador de condomínio deve ser o braço direito do síndico, a pessoa de confiança que transmite todas as informações e comunica o síndico dos problemas que ocorrem num edifício. São várias as tarefas que podem estar presentes no trabalho do zelador de condomínio. Mas atenção: as tomadas de decisão são reservadas ao síndico, função que lhe foi delegada pelos outros condôminos. Veja abaixo algumas das funções que cabem ao zelador de condomínio conforme determinado pelo Ministério do Trabalho.

  • Inspecionar corredores, pátios, áreas e instalações do prédio, verificando as necessidades de limpeza, reparos, condições de funcionamento de elevadores, parte elétrica, hidráulica e outros aparelhos, para providenciar os serviços necessários.

administraçao de condominio

  •  Cuidar da higiene das dependências e instalações, efetuando ou supervisionando os trabalhos de limpeza, remoção ou incineração dos resíduos, para manter o edifício nas condições de asseio requeridas.
  • Executar ou providenciar serviços de manutenção geral, trocando lâmpadas e fusíveis, efetuando pequenos reparos e requisitando pessoas habilitadas para os reparos de fornos, bombas, caixa-d’água, extintores e elevadores, para assegurar as condições de funcionamento e segurança das instalações.
  • Zelar pelo cumprimento do regulamento interno do edifício, evitando ruídos em horas impróprias e o uso indevido das instalações e levando à administração de condomínio os problemas que surgem, para possibilitar a manutenção da ordem e promover o bem-estar dos moradores.
  • Encarrega-se da aquisição, recepção, conferência, controle e distribuição do material de consumo e de limpeza, tomando como base os serviços a serem executados, para evitar a descontinuidade do processo de higienização e de manutenção do edifício e de suas instalações.
  • Pode desempenhar algumas das tarefas próprias do porteiro de edifício entre outras tarefas.

Se você tem outras dúvidas sobre zelador de condomínio nós da Vox Administração de Condomínios podemos ajudá-lo! Dispomos de um departamento de recursos humanos para prestar uma assessoria completa ao síndico. Para mais informações sobre nossos serviços para condomínios em Curitiba e Londrina, entre em contato com a Vox Administração de Condomínios e tire suas dúvidas sobre o zelador de condomínio.

Posts recentes
Paste your AdWords Remarketing code here funções-do-Síndico-síndico-profissional-curitiba-londrina