Em Condomínios, Dicas

Conflitos entre vizinhos no condomínio - Blog da Vox“Sr. Síndico, favor tomar providências quanto ao barulho do meu vizinho de cima, pois são duas da manhã!”;
“Sr. Síndico, a minha vizinha anda com um salto alto no piso, o que faz o barulho ecoar por toda a minha casa…”;
“Sr. Síndico, meu vizinho de cima fuma e usa a janela como cinzeiro…”

 

Reclamações como essas têm sido constantes em condomínios, afinal muitos condôminos esquecem de que vivem em coletividade; mas a principal pergunta é: Como resolver esses conflitos?

  • Regimento interno do condomínio e legislação vigente: Todo condomínio deve ter um regimento interno atualizado, pois ele expressa a opinião da maioria dos condôminos em um documento adequado a sua realidade. Assim, na hora em que houver algum conflito, o síndico poderá se pautar. É necessário lembrar que há assuntos já estabelecidos em lei. Por isso, as regras constantes no regimento interno precisam estar de acordo com a Constituição.
  • Equipamentos de monitoramento: Em muitos casos, todos os moradores sabem “quem foi o responsável ou o autor” por este ou aquele ato. Porém, se não houver provas, não haverá possibilidades de tomar as medidas corretivas e punitivas contra o acusado. Esse é o porquê muitos síndicos têm instalado câmeras distribuídas, ao longo do espaço, para monitorar e coibir atitudes reprovadas pelo condomínio.
  • Livro de ocorrências: É importante o síndico adotar esse livro, visto que é necessário sempre buscar a impessoalidade como mediador de conflitos. Quando houver contestações provenientes da parte “autora”, que poderá procurá-lo tanto para fazer acusações e/ou solicitações, o síndico terá subsídios descritos no livro para fazer a confirmação da ocorrência. Outro fator importante é que todas as ocorrências ficam registradas, de modo que, futuramente, possam ser usadas como ferramenta para se realizar uma “campanha de conscientização”.

A Vox oferece um serviço completo para a administração de condomínios na cidade de Curitiba e Londrina. Saiba mais sobre o nosso trabalho!

Posts recomendados