Em Dicas

Lixo do condomínio - orientações

A limpeza e higiene dentro de um condomínio é algo essencial. A equipe da limpeza pode fazer sua parte mantendo o chão, os vidros, os tapetes e os móveis das áreas comuns limpos. Mas é preciso também ter uma boa estratégia de descarte do lixo do condomínio para que essa higiene seja mantida.

Para isso, é fundamental que o síndico, os funcionários e os condôminos estejam conscientes dos seus deveres para que o lixo do condomínio tenha um descarte correto e que não incomode nem atrapalhe ninguém.

Coleta seletiva do lixo do condomínio

Entrou em vigor em agosto de 2014 uma lei federal (12.305/10) que criou a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que obriga os condomínios a promoverem a coleta seletiva do lixo. Segundo a lei, o lixo precisa ser separado em recicláveis, orgânicos e rejeitos. Portanto, se o seu condomínio ainda não se adequou a essa lei, é bom fazer o quanto antes para evitar multas.

Campanhas educativas

Mas para que a coleta seletiva aconteça de fato, é fundamental que os moradores e funcionários estejam conscientes da importância da separação lixo. São eles que, no final das contas, irão fazer a separação e descarte adequado do lixo. Por isso, o síndico com o apoio da administradora de condomínios deve promover com frequência campanhas educativas sobre a separação do lixo, principalmente para atingir novos moradores.

Lixeiras nas áreas comuns do condomínio

Outra forma bem interessante (e importante) de promover o descarte correto do lixo é instalando pequenas lixeiras nas áreas comuns. É claro que é dever de todas as pessoas não jogar lixo no chão, mas se existem lixeiras disponíveis por perto é muito mais prático e fácil evitar que aquele desavisado deixe cair papel de bala. Isso também demonstra a preocupação da administração de condomínios com a limpeza.

Dias e horários da coleta

Outro ponto importante é verificar o horário em que os caminhões de lixo da prefeitura passam na frente do seu condomínio. O Ideal é que o lixo seja colocado na rua duas horas antes do caminhão passar (em muitas cidades isso é lei e gera multa para quem não cumpre). Viu? Não tem segredo. Seguindo essas dicas da Vox Administradora de Condomínios você lida muito melhor com o descarte de lixo.

Posts recentes
Paste your AdWords Remarketing code here fumar maconha no apartamento ou condomnioPrestação de Contas de Condomínio? Veja Como Não Errar!