Incêndios podem causar graves danos, por isso, devemos ter cuidado prevenindo para que isso não aconteça. Confira a seguir algumas orientações da Vox Administradora de Condomínios para a prevenção de incêndios em seu condomínio:
1) Cuidar para que os extintores estejam carregados. Podem estar fora do prazo de validade;
2) Revisar a instalação elétrica do condomínio regularmente;
3) Não bloquear as saídas de emergência;
4) Colocar o número do Corpo de Bombeiros em áreas comuns do condomínio;
5) Não fumar em locais proibidos;
6) Não sobrecarregar as tomadas;
7) Caso o incêndio seja causado por líquidos inflamáveis ou elétricos, não se deve combatê-lo com água. Devido a isso, é importante manter os extintores de água longe da fiação. Também, de aparelhos elétricos para que ninguém se confunda no desespero;
8) Não cubra equipamentos elétricos com o tapete, pois este item é uma das principais causas contra a prevenção de incêndios.
Prevenção de incêndio e alarme
No Brasil estima-se que 20 mil empreendimentos industriais e comerciais estão em construção por ano, e boa parte dessas construções não consegue liberação e laudo do bombeiro por não possuir montagem de sistemas de alarmes para prevenção de incêndios.
Todos os projetos, para possuírem registro e licença autorizados pelo Corpo de Bombeiros, precisam desta implantação para segurança e prevenção de incêndio.
Ao primeiro indício de incêndio, transmita o alarme geral e chame imediatamente o Corpo de Bombeiros.
O mais importante na prevenção de incêndios
Em primeiro lugar, a prevenção de incêndios deve ser realizada no início, para que não gerem problemas maiores. Esteja sempre atento aos detalhes. Infelizmente existem algumas vezes que não é possível combater o incêndio. Em segundo lugar, saiba que prevenção de incêndio é tão importante quanto saber apagá-los ou mesmo saber como agir corretamente no momento em que eles ocorrem.
Por isso, a Vox Administradora de Condomínios também vai apresentar a seguir algumas dicas para fugir caso o local pegue fogo:
Em caso de incêndio no condomínio, o que deve ser feito?
1) Jogar pela janela tudo que queima fácil;
2) Coloque algum tecido molhado sobre o nariz;
3) Se abaixe para evitar que a fumaça fique sobre você;
4) Utilize escadas, não elevadores;
5) Sempre vá para os andares inferiores;
6) Caso o fogo vá para suas roupas, o ideal é que abafe as mesmas. Uma ideia é se jogar no chão;
7) Se a maçaneta estiver quente, não abra a porta. Provavelmente irá conter fogo atrás dela;
8) Caso as saídas estejam bloqueadas, fique num lugar visível para que os bombeiros e socorristas o vejam o mais rápido possível.
E lembre-se: para prevenção de incêndios é importante manter sempre a calma. O desespero só irá dificultar as coisas, fazendo com que você tome decisões erradas. Para manter-se mais tranquilo, lembre-se de inspirar o ar pelo nariz e expirar pela boca, fazendo isso muitas vezes até que se sinta melhor.
Se você deseja saber mais informações sobre prevenção de incêndios e dicas úteis sobre segurança em condomínios, confira outros conteúdos no blog da Vox Administradora de Condomínios.